Prático, gostoso e saudável?

Veja essa deliciosa receita de Torta de Frango
Receita de Torta de Frango

Eu me lembro da minha mãe trabalhando muito e voltando pra casa sempre com a tarefa de colocar a janta na mesa. Teve uma época que ela dava aula de manhã, de tarde e de noite e ainda assim nos intervalos estava sempre lá alimentando a família.

Pra que tudo desse certo, horas do fim de semana eram passadas dentro da cozinha e claro, o trajeto da escola até em casa não levava 10 minutos de carro.

Essa torta, tão fácil e rápida de fazer aceita qualquer recheio. Os mais frequentes eram de queijo e presunto com orégano e atum com tomate e cebola. Eu já fiz uma versão até com a salsicha que havia sobrado do cachorro quente e deu muito certo.

A primeira versão da receita, estava no caderno da minha vó com o nome de “Torta da Chiquinha” – ela usava farinha de trigo branca e não colocava queijo parmesão na massa. A receita passou de mãe para as filhas e netas como “Torta de liquidificador”. No caderno da minha mãe ela nem aparece porque era tão corriqueira que a lista de ingredientes estava gravada na memória e o modo de fazer? Bater no liquidificador, oras!

Torta integral de liquidificador
Gostou?
Imprimir
Tempo de preparo
15 min
Tempo de cozimento
30 min
Tempo total
45 min
Tempo de preparo
15 min
Tempo de cozimento
30 min
Tempo total
45 min
Ingredientes
  1. 04 ovos inteiros
  2. 02 xícaras de farinha de trigo integral
  3. 02 colheres de sopa de queijo ralado (opcional)
  4. 01 xícara de leite
  5. 1/2 xícara de óleo de girassol
  6. 01 colher de sopa de fermento em pó
  7. 1/4 colher de chá de sal
  8. 01 colher de chá de orégano seco
  9. 01 tomate em rodelas para decorar
Mode de preparo
  1. Prepare o recheio de sua preferência e reserve.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC e unte uma assadeira de 30 x 23 cm com azeite. Eu descobri esse spray da Andorinha [Andorinha|http://www.azeiteandorinha.com.br/novidades/1/agora-na-versao-spray ] que é muito mais saudável que aqueles outros da *PAM* [http://blogdamimis.com.br/2013/03/27/oleo-pam-na-dieta-mocinho-ou-vilao/] que são apenas práticos e nada mais.
  3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador na ordem listada acima. Intercalar secos e líquidos no copo vai ajudar seu liquidificador a trabalhar.
  4. Bata até ficar uma mistura homogênea. Se for necessário, pare o liquidificador e, com uma espátula, solte algum ingrediente que possa ter ficado preso nas laterais.
  5. Despeje metade da massa na assadeira. Distribua o recheio de maneira uniforme (todo pedaço merece recheio, certo?) e cubra com o restante da massa. Decore com rodelas de tomates e salpique orégano.
  6. Asse por 25 a 30 minutos.
Notes
  1. Rende 12 pedaços
  2. Para esta massa de torta, o teste do palito também funciona. Já falei dele aqui [http://www.wikifood.com.br/2015/03/mani-oca-mandioca.html] e aqui [http://www.wikifood.com.br/2013/07/fica-vai-ter-bolo.html
wikifood http://www.wikifood.com.br/
Um pedaço generoso dessa torta com uma salada de folhas faz um jantar leve e delicioso na semana. A da foto tem recheio de frango. Eu costumo fazer o recheio em dias que estou mais disposta. Pra mim é como nos dias de fazer caldo de carne, você ensaia um dia e depois vai lá e faz uma quantidade maior pra congelar. Não é tão simples quanto queijo e presunto mas tem sua recompensa.

One thought on “Prático, gostoso e saudável?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *