Tiramisu, o melhor do mundo. Até agora …

wikifood_tiramisu_montagem1

Eu tenho algumas obsessões na vida gastronômica, uma delas é o Tiramisu. Toda vez que vou a um restaurante italiano novo, eu provo essa calórica sobremesa. E vez após outra eu chego a mesma conclusão, o meu é melhor. Sem falsa modéstia, sou muito crítica com o que eu faço e esse é de comer de joelhos, como diz uma amiga minha. 

Há pouco tempo, descobri que um outro amigo tem a mesma obsessão que eu. Ele é assíduo frequentador dos melhores italianos de São Paulo e, não importa o quanto ele tenha comido, se tem Tiramisu no cardápio, estará na frente dele no final da refeição acompanhando de um espresso. Ele já provou essa receita também e ela está no topo do pódio até agora também. 

wikifood_tiramisu_montagem1

Essa montagem lindona, eu fiz para o Natal. Impressionou minha família mas eles preferiram mesmo as sobras que ficaram numa vasilha fechada no dia seguinte. Lição aprendida, na montagem do Tiramisu não invente. Vá no bom e velho copinho individual ou numa travessa bem linda que caiba na geladeira.

wikifood_tiramisu_montagem3

Enquanto eu não testo na próxima melhor receita de Tiramisu vai se deliciando com esta aqui : P

Tiramisu
A melhor versão de Tiramisu que já passou pela minha cozinha.
Gostou?
Imprimir
Para o creme
  1. 200 gr de queijo mascarpone
  2. 100 ml de creme de leite fresco
  3. 02 gemas
  4. 1/2 xícara de açúcar
  5. Raspas de 1/2 limão siciliano
  6. 1 colher de café de extrato de baunilha
  7. Cacau em pó para polvilhar
Para umedecer o biscoito
  1. 02 colheres de sopa de licor de laranja ou rum
  2. 1/2 xícara de café bem forte ou 01 expresso longo sem açúcar
  3. 12 unidades de biscoito champagne
Mode de preparo
  1. Comece colocando um pouco de água para ferver. Não precisa ser muita água. Menos da metade da panela que você escolher para usar. Em uma tigela de alumínio ou vidro, separe as gemas, acrescente o açúcar e com ajuda de um batedor de arame comece a misturar fora do fogo.
  2. Quando a água tiver fervido, desligue o fogo e leve a tigela com as gemas para sobre a panela para cozê-las em banho-maria. Mexa vigorosamente até as gemas dobrarem de volume e ficarem bem clarinhas. Adicione o mascarpone e o creme de leite. Bata por 2 minutos até ficar um creme leve. Esta etapa você pode fazer na batedeira se preferir. Por fim, junte as raspas de limão e a baunilha. Reserve.
  3. Você pode montar o Tiramisu em uma vasilha grande ou em porções individuais.
  4. Comece com uma camada de creme.
  5. Num prato, misture o licor e o café. Molhe os biscoitos apenas de um dos lados e transfira para a vasilha de servir em seguida. Este processo é rápido. O biscoito deve ficar em contato com o líquido por no máximo uns 2 segundos. Rápido mesmo.
  6. Acomode-o na vasilha com o lado molhado para cima. Continue montando o tiramisu intercalando biscoito e creme. Finalize com creme e salpique o chocolate em pó com ajuda de uma peneirinha.
  7. Leve a geladeira até servir. Recomendo que fique pelo menos 06 horas na geladeira.
Notes
  1. A quantidade é boa para servir num almoço com 4 a 6 pessoas.
  2. Há quem não use gemas ou use-as cruas. Prefiro este trabalhinho a mais. Vale a pena. O creme fica com uma textura inigualável. Eu recomendo provar o doce do creme e ajustar o açúcar se for preciso.
wikifood http://www.wikifood.com.br/

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *