Pão integral com linhaça

wikifood_pao_integral_post1

wikifood_pao_integral_post1Há alguns anos eu busco me alimentar apenas com grãos integrais. Além de substituir o arroz branco pelo integral e inserir outros grãos na minha vida, substitui o pão industrializado pelo feito em casa.

Já havia tentado muitas receitas e todas ficavam ou duras que nem pedra ou esfarelavam. Sabor então, nem pensar. Pão 100% de farinha integral. Eu tentava, mais gordura, menos gordura. 10% de farinha branca, 20, 50, peraí já não é integral.

wikifood_pao_integral_post2

Demorou mas eu entendi. Estava faltando técnica. Pesquisei mais e mais e encontrei essa técnica que faz uma espécie de mingau antes de sovar a massa e desenvolver o glúten e não é que deu muito certo?

Você também está nessa busca? Então economize horas na cozinha e prova já essa receita.

Pão integral com linhaça
Gostou?
Imprimir
Tempo de preparo
3 hr 20 min
Tempo de cozimento
40 min
Tempo total
4 hr
Tempo de preparo
3 hr 20 min
Tempo de cozimento
40 min
Tempo total
4 hr
Ingredientes
  1. 550 ml de água fervendo
  2. 04 colheres de sopa de óleo de coco
  3. 04 colheres de sopa de mel
  4. 04 colheres de sopa de açúcar mascavo
  5. 01 colher de chá de sal
  6. 02 colheres de sopa de semente de linhaça
  7. Aproximadamente 800 gr de farinha de trigo integral
  8. 20 gr de fermento biológico seco (02 envelopes)
Mode de preparo
  1. Na tigela da batedeira planetária misture os 5 primeiro ingredientes.
  2. Adicione 02 xícaras de farinha de trigo e ligue na velocidade 02 com a pá de foet. Bata até ficar morno (uns 5 min aproximadamente).
  3. Adicione o fermento e a linhaça e misture.
  4. Troque a pá para o gancho de pão e adicione 4 xícaras de farinha de trigo. Bata na velocidade 02 até ficar homogêneo e vá adicionando mais farinha, uma colher por vez, até soltar das laterais da tigela. Eu precisei de apenas 04 colheres mas tudo depende do clima do dia, mais úmido, mais farinha. Mais seco, menos.
  5. Esse processo na batedeira, não ultrapassa 05 minutos. Não bata demais a massa, se isso acontecer você vai perceber que um chiclete vai se formar. Tire a massa da batedeira e sove um pouco com a mão. Sinta uma massa lisa e macia.
  6. Unte uma vasilha e deixe a bola de massa descansar até dobrar de tamanho.
  7. Retire o ar da massa. Sove um pouco. Divida em duas partes iguais e molde 02 pães compridos.
  8. Unte 02 assadeira para bolo inglês médias – 21x12x7 cm e acomode os pães nela. Deixa crescer por mais 30 minutos.
  9. Asse em forno preaquecido em 180º por 40 minutos. Faça o teste do cascudo. Bala no pão como se estivesse dando um cascudo leve, se fizer um som oco, o pão está pronto.
  10. Quando estiver assado. Tire o pão das assadeiras imediatamente e deixe eles esfriando sobre uma grade ou sobre um tecido limpo. Isso evita que o pão amoleça com o vapor que solta no fundo.
Notes
  1. Após esfriar completamente ele dura 03 dias pois não tem nenhum tipo de conservante. Se quiser, pode colocar num saco plástico e congelar por até 06 meses. Se você é a única pessoa que come pão integral na casa como eu, guarde-o na geladeira, dura até 15 dias.
wikifood http://www.wikifood.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *