Pão caseiro – receita básica

20130517_wikifood_pao_coelho_bunny_bread copy

Um dos orgulhos da minha mãe era seu pão. Pelo menos um sábado por mês nós tínhamos o privilégio de ter a casa inundada pelo cheiro de pão assando. Tão logo a fornada ficava pronta, minha mãe enrolada tudo numa toalha de mesa tão velha quanto meu irmão e deixava lá em cima da mesa, bem fechadinho. “O pão precisa descansar” dizia ela. Como esperar o pão descansar com aquele cheiro delicioso? Só nos restava ajeitar e mesa do café enquanto o pão dava o ar da sua graça. 

Um par de horas depois ela deixava a gente tirar um pão e partir. Sabe aquela cena da manteiga derretendo no pão? A gente tinha isso em casa, nada de propaganda nem de pão comprado. Pão caseiro e muitas vezes a manteiga também era feita em casa mas essa é outra história. 

Essa receita é um curinga no quesito pães e lanches. Você pode fazer pães grandes, pequenos, fazer rolinhos e rechear de queijo e presunto ou salsicha e até bichinhos como o da foto. Enfim, treine com ela e descubra depois um mundo novo. 

 

Pão caseiro - receita básica
Receita do pão da minha mãe. Passada há várias gerações na família dela.
Gostou?
Imprimir
Tempo de preparo
2 hr
Tempo de cozimento
40 min
Tempo de preparo
2 hr
Tempo de cozimento
40 min
Ingredientes
  1. 02 copos de leite morno
  2. 30 gr de fermento biológico
  3. 02 ovos inteiros
  4. 01 xícara (chá) de açúcar
  5. 1/2 xícara (chá) de óleo
  6. 02 colheres (sopa) de manteiga
  7. 01 pitada de sal
  8. Aproximadamente 01 kilo de farinha de trigo
Mode de preparo
  1. Separe 200 gr da farinha de trigo e disponha o restante sobre uma superfície lisa. Pode ser uma pedra de mármore, mesa de madeira ou formica. Se não tiver pode ser uma tigela grande.
  2. Faça um montinho com a farinha e uma cova no centro. Coloque o fermento, o açúcar, o sal, os ovos, o óleo, a manteiga e 1/2 xícara do leite, mexa um pouco até formar uma massinha mole (esponja) e comece a trabalhar a massa de dentro para fora acrescentando leite a medida q farinha absorva a umidade.
  3. Acrescente o leite aos poucos pois dependendo da umidade do ar e da farinha você pode precisar de mais ou menos leite. E mais ou menos farinha. Sove a massa até ficar lisa, macia e soltando das mãos. Cubra com um pano de deixe descansando em um local onde não tenha corrente de vento. Se sua cozinha for muito arejada, transfira a massa para uma tigela e cubra. Há quem coloque dentro do forno. Minha mãe geralmente observa o dia e se estiver muito calor, todas as janelas da casa estarão abertas, então ela leva a tigela pra o quarto e deixa lá até a massa dobrar de tamanho.
  4. Retorne a massa a superfície e aperte-a um pouco para tirar o ar. Faça um rolo e corte em rodelas iguais. Modele os pãezinhos fazendo bolinhas, patinhos e coelhinhos e distribua numa assadeira.
E aqui vem o segredo da bolinha na água
  1. Quando estiver no último pãozinho a ser modelado, dê um beliscão nele e separe uma bolinha de massa crua. Coloque-a em um copo com água e cubra os pães com um pano deixando-os descansar. Aqui você já pode ligar o forno em 180º C e chamar a criançada pra cuidar da bolinha.
  2. Quando ela subir, asse-os por 35 a 40 minutos aproximadamente ou até que estejam dourados.
Notes
  1. Rende 40 pães pequenos ou 04 grandes.
wikifood http://www.wikifood.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *