Canjica sem lactose e com afeto

wikifood_canjica_dest_peq

 

Eu já falei que adoro canjica. Não preciso de motivo pra fazê-la. Mas confesso que às vezes a preguiça é maior que a vontade e, por ser um processo um pouco demorado, vou deixando pra depois.

wikifood_canjica_post1 

Mas não há preguiça que não seja superada quando o tempo esfria um pouquinho. Por isso, ao longo dos últimos anos, tenho exercitado a arte de fazer canjica e cheguei a um resultado que não é muito parecido com o doce junino mas agrada, e muito, o meu paladar. 

 wikifood_canjica_post3

 Textura macia e o “caldinho” bem cremoso. Sem leite condensado ou leite mesmo. Pouco açúcar e muito aconchego.

Canjica do meu jeito
Gostou?
Imprimir
Ingredientes
  1. 500g de canjica
  2. 400 ml de leite de coco (02 vidros pequenos)
  3. 200 ml de leite (ou de água se quiser uma versão sem lactose)
  4. 01 xícara de açúcar demerara
  5. 01 pau de canela
  6. 01 xícara de amendoim torrado e moído ou farinha de amêndoas
  7. 01 pitada de sal
Mode de preparo
  1. Já ensinei antes como hidratar o milho canjica. É realmente muito simples. Basta colocar o milho numa vasilha com água e deixar ali por pelo menos 12 horas. Se o tempo estiver bem frio, eu recomendo usar aquele truque do feijão de colocar a primeira água quente pra hidratar melhor os grãos.
  2. Aqui vai uma dica. Eu fiz vários testes com a quantidade de água para levar ao cozimento. Minha mãe simplesmente falava para cobrir de água. Mas toda vez que fazia isso, quando eu abria a panela, a água havia secado e os grãos estavam grudados. Não chegava a queimar mas eu tinha o trabalho de colocar mais água e mexer até ficar soltinho. Então o que eu faço hoje é medir o volume dos grãos hidratados e colocar o triplo de água. Dessa vez foram 3 xícaras de milho e eu adicionei 9 xícaras de água.
  3. Outra coisa que eu descobri é que cozinhar o milho com açúcar faz com que a quantidade de açúcar total da receita, seja menor.
  4. Então coloque o milho, a água, o pau de canela e o açúcar na panela de pressão e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.
  5. Retire a pressão e mexa. Quando esbarrar pelo pau de canela pode descartá-lo. Adicione o leite de coco e o amendoim. Deixe ferver mexendo de vez em quando em fogo médio até encorpar.
  6. Adicione a pitada de sal e prove. Se quiser, pode adoçar a gosto. Eu prefiro deixar assim e servir com mel. Daí vai do gosto do freguês.
  7. Neste ponto a canjica está pronta. Você pode servir salpicando canela e um pouco de mel.
Notes
  1. Você também pode congelar. Eu divido esta receita em duas partes e congelo uma metade. Pra descongelar, apenas sugiro que deixe em temperatura ambiente até amolecer e depois leve ao fogo pros líquidos incorporarem e ficarem cremosos novamente.
wikifood http://www.wikifood.com.br/

2 thoughts on “Canjica sem lactose e com afeto

  1. Gente, quero muito. Vou já colocar na lista de compras milho para canjica. Ah, imagino que fique bom com um coquinho fresco em flocos, hein. Nhammmm.

    Beijo, amore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *