Agosto é mês de …

Agosto é mês sem “R”. Já ouviu falar disso? Os antigos* usavam muito esta maneira de distinguir as épocas de colheita. Por coinscidência os meses sem essa letrinha são os mais secos do ano, portanto propícios a alguns tipos de frutas e vegetais. Vamos a alguns:

Tangerina

Faça suco, usem em saladas, coma pura, é uma delícia e deixa um cheiro de infância do interior nas mãos. Além de ser tão prática quanto a banana, é fonte de vitamina C.

Foto: opoderdasfrutas.wordpress.com

Mandioquinha

Esta prima da mandioca tem sabor muito muito suave e tão prática quanto a batata. A Mandioquinha Salsa ou Batata Baroa como é conhecida em alguns estados brasileiros acompanha quase tudo. Carnes, aves, peixe e até outros vegetais. Sopa, creme, purê, assada e até em chips.

Foto: Revista Globo Rural

Pimentão

De sabor intenso e adocicado, o pimentão verde é o mais comum nas mesas dos brasileiros apesar de encontrarmos também o vermelho e amarelo com muita facilidade nos supermercados e feiras. Pelo mundo afora existem outras variedades, tem até pimentão roxo, acredita?

Foto: www.correiodoestado.com.br

Brócolis

Este buquet verde está com tudo este mês. Além do preço mais em conta, o vigor da planta é notável em qualquer venda. Aproveite e reforme o arroz como eu fiz neste post aqui.

Foto: cozinhanatureba.blogspot.com

Quer saber quais são as outras verduras e frutas da estação? Consulte a tabela completa aqui.

* Antigos é como minha mãe chama as pessoas das gerações anteriores à dela. Aqueles que trazem consigo muita sabedoria e pouco estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *