A beleza da beterraba

20150408_wikifood_salada_beterraba1

Sempre fui fascinada pela beterraba. Não pelo sabor mas pela cor. Aprendi a gostar de beterraba comendo ela cozida no feijão e fui incorporando a belezinha aos poucos na minha rotina.

Depois de criar uma sopa que é um verdadeiro sucesso pra cumbuca® eu percebi que muita gente adora beterraba mas não sabe muito bem o que fazer com ela. Tá aqui uma receitinha rápida, fácil e deliciosa. Vamos aproveitar que o outono chegou e é época de beterraba e  trazê-la pra mesa.

 

Salada de beterraba com salsinha

Rende: 6 porções para servir como entrada ou 3 para acompanhamento
Tempo de preparo: 30 min + 30 min de descanso

Ingredientes

1/4 xícara de suco de laranja (se não tiver laranja em casa pode ser substituído por suco de abacaxi ou caju)
1 colher de sopa de suco de limão
1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem e um pouco mais pra decorar
500 gr de beterraba, parece muito mas são mais ou menos 02 beterrabas grandes – se for comprar na feira orgânica escolha tipos diferentes, sua salada vai ficar mais linda ainda
1/4 de uma cebola roxa – se não tiver substitua pela metade de cebola comum pois o sabor dela é mais forte
01 xícara de salsinha lavada e seca
Sal e pimenta do reino a gosto
Como adereço: ricota (opcional mas recomendável) ou  iogurte que já ensinei a fazer aqui e aqui.
Equipamento: Fatiador tipo mandolina

Preparo

1 – Misture os sucos, o azeite e aproximadamente ¼ de colher de chá de sal e pimenta do reino. Separe numa vasilha que servirá para temperar toda a salada.
2 – Lave e descasque as beterrabas. Se estiver com as folhas, deixe um cabo de 2cm o suficiente pra você segurar. Quando for fatiar.
3 – Eu não tenho uma mandolina (mas ela está na lista de desejos que toda cozinheira tem) e tenho uma versão bem simples que comprei na Liberdade. Você pode usar o lado de fatiar que vem na maioria do ralos multi uso do mercado. Se quiser ralar grosso, o efeito não vai ser o mesmo. A beterraba vai virar uma massaroca. Então se não tiver nenhum tipo de fatiador, use sua habilidade e paciência para fatiar finamente a beterraba e depois fazer palitos bem finos dela.
4 – Fatie a cebola da mesma espessura, 0.3 cm aproximadamente.
5 – Misture a beterraba, a cebola e a salsinha no molho e ajuste sal se necessário. Deixe descansar por 30 min mexendo de vez em quando. Os sabores vão se combinar a beterraba vai ficar macia, como se estivesse cozida.
6 – Para servir, escorra o líquido se estiver em excesso e decore com uma colher do queijo preferido. Salpique pimenta e regue com um fio de azeite.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *